martin-fischer-at-workplace.jpg

News Partes “complexas”, ou como explorar os limites do possível.

O Mecânico Martin Fischer equilibra habilmente os mundos do metal e da arte. Sua paixão: relógios de pêndulo elegantes, para os quais ele requer peças de precisão. Ele tem esses cortes em um sistema de laser Bystronic em Al-Cut.

A Al-Cut AG foi fundada por Toni Räber e Andi Sommer em 2009 e é especializada em corte a laser e jato de água, bem como em trabalhos de retificação e dobra em Inwil, Lucerna. Hoje, a empresa possui 17 funcionários e mais de 500 fiéis clientes. Al-Cut é um parceiro próximo da Bystronic que testa regularmente novas máquinas. Além dos sistemas de retificação e nivelamento úmido, uma retificadora vibratória (Trowal) e uma rebarbadora de outras marcas, a Al-Cut trabalha principalmente com sistemas da Bystronic.

Temos toda uma gama de máquinas Bystronic. Também estamos testando protótipos.

Toni Räber

Na área de recepção da empresa de processamento de metal industrial está uma vitrine exibindo peças de amostra. Lá, Toni Räber aponta para uma pequena bicicleta de aproximadamente dois milímetros de comprimento. Com uma lupa, é possível distinguir detalhes como raios e pedais. "Os lasers nos permitem trabalhar com uma precisão incrivelmente alta, mesmo nas menores dimensões", diz ele.

É por isso que Martin Fischer cortou as peças para seus relógios aqui.

Compartilhar página

Martin Fischer

Martin Fischer

Explorando o possível

No entanto, a precisão das máquinas não é a única razão pela qual Martin Fischer tem seus componentes de relógio fabricados pela Al-Cut. Isso também se deve à disposição de Räber em aceitar trabalhos desafiadores e trabalhar em conjunto com os clientes para encontrar soluções para problemas incomuns - como à resistência ao calor dos metais durante o processo de corte, por exemplo.

É divertido explorar os limites do possível com clientes como Martin Fischer. Para os escapes do relógio de Fischer, primeiro tivemos que encontrar o material certo.

Toni Räber

Räber as chama de partes "complexas". Por fim, eles escolheram o aço CK45 para as peças do relógio, porque ele pode ser endurecido após o processamento e, portanto, minimiza o desgaste do mecanismo do relógio.

Clockworks

Com a fábrica veio o vírus horológico

Os delicados objetos de metal com mecanismo de relógio aberto foram desenvolvidos e projetados por Fischer do zero. O mais recente deles, Clockwork 2.00B, contém apenas quatro engrenagens interligadas, um pêndulo, um peso e o escapamento * consistindo de "paletes" e um garfo de palete.

Levei algum tempo antes de descobrir como aperfeiçoar a geometria do escapamento.

Martin Fischer

Clockwork 2.00B

Clockwork 2.00B

Sem um mentor para iniciá-lo nos segredos da relojoaria, ele provavelmente não teria tido sucesso. Depois que você pega o jeito, o resto é na verdade apenas trabalho de precisão com o metal, diz ele.

Compartilhar página