TP-Intro_web.jpg

News Maior segurança no processo de corte a laser

Com a «TiltPrevention», a Bystronic aumenta a segurança de processo no corte a laser. A função de assistência inteligente gera sequências de corte de forma a minimizar o risco de peças em posição vertical, o que acaba reduzindo as paradas e interrupções de corte resultantes das colisões.

Peças de corte em posição vertical são um risco para o corte a laser, pois podem provocar colisão com o cabeçote de corte e, consequentemente, interrupções do corte, peças de refugo e, na pior das hipóteses, até mesmo danos mais graves e caros. Mas não é só isso: elas também atrapalham a organização automatizada, já que as garras têm dificuldade de agarrar as peças em posição levantada.

Uma opção um tanto quanto inconveniente que vinha sido usada para evitar que peças cortadas caíssem são as microjuntas. Com elas, o software traça no plano de corte pequenas junções entre o contorno da peça de corte e a grade, de forma que as peças continuam presas na chapa ao seu redor depois de cortadas. Uma desvantagem dessa solução é que as peças de corte precisam ser reusinadas para eliminar as marcas das microjuntas. Além disso, as microjuntas dificultam a organização automatizada das peças prontas, pois estas não se desprendem sozinhas da fixação.

Compartilhar página

Left: Perfect cutting result thanks to “TiltPrevention”. Right: Tilted parts after laser cutting without “TiltPrevention”.

Esquerda: resultado perfeito de um corte com «TiltPrevention». Direita: peças em posição vertical após o corte a laser sem «TiltPrevention».

Uma outra opção é tentar direcionar o caminho do cabeçote no processo de corte, fazendo com que ele desvie o máximo possível de áreas com alta probabilidade de peças em posição vertical. Porém, essa solução não elimina a origem do problema: as peças permanecem levantadas, continuam representando um risco e são separadas com muita dificuldade pelo processo de automação.

Algoritmo cria a sequência ideal de corte

Agora, com a «TiltPrevention», a Bystronic desenvolveu uma nova solução. Trata-se de uma função de assistência inteligente, com a qual a BySoft 7 criará planos de corte para evitar que as peças sequer se levantem durante o corte. A função eliminará ao máximo o uso das inconvenientes microjuntas.

Como funciona? Um algoritmo calcula o comportamento mecânico das peças durante o corte da chapa. Para que isso seja possível, a «TiltPrevention» leva em consideração diversos parâmetros: Qual é a espessura do material de corte? Qual é a geometria e o peso das peças a serem cortadas? Qual é a pressão do gás liberada pelo cabeçote durante o corte a laser e aplicada sobre as peças? De que forma as peças estão posicionadas sobre a grade de corte? Existem pontos de apoio suficientes?

Em seguida, a «TiltPrevention» sugere pontos de entrada e saída para o laser, evitando ao máximo a queda das peças após o corte. Além disso, a função também sugere o melhor caminho possível para o cabeçote de corte percorrer a chapa. Assim, é criada uma sequência ideal de corte para todas as peças presentes no plano de corte, sempre impedindo ao máximo que o cabeçote passe por peças já cortadas.

Left: Simulation of the optimized cutting sequences using “TiltPrevention”. Right: Laser cutting without “TiltPrevention” with piercings in critical areas (red) and risky paths of the laser.

Esquerda: simulação das sequências de corte otimizadas com a «TiltPrevention». Direita: corte sem «TiltPrevention» com incidência do laser em áreas críticas (em vermelho) e caminhos arriscados.

Seja para usuários iniciantes ou experientes no corte a laser, a «TiltPrevention» ajuda a criar uma estratégia ideal para ser aplicada imediatamente no plano de corte. Usuários mais avançados podem fazer ajustes personalizados utilizando a simulação criada pela «TiltPrevention»: mudar a disposição das peças, mover os pontos de entrada e saída do laser e, se necessário, acrescentar microjuntas.

Compartilhar página